A antropóloga Peggy Reeves Sanday prefere restringir o exercício do termo ” matriarcado para declarar-se a culturas como a Minangkabau, pela Indonésia. A subsistência do matriarcado foi citada pelos teóricos do evolucionismo do século XIX. Embora exista um número significativo de sociedades matrilineales documentadas, nem sempre se utiliza corretamente o termo “matriarcado”.

Muitos autores fazem uso erroneamente o termo “matriarcado” para se citar a sociedades matrilineales ou matrilocales, como diz Marvin Harris. A terra do Fogo e das florestas tropicais do noroeste amazônico e centro do Brasil e no sudoeste da China, como os Mosuo.

porém, de forma algum se encontrou exemplos claros de sociedades em que haja ou tenha existido um matriarcado, ou melhor, um estado de dominação feminina, a compensação do patriarcado. Em várias destas sociedades existem mitos que mostram um passado matriarcal e que, em seguida, as mulheres perderam o poder e foram os homens que começaram o teu reinado e impuseram tua autoridade, formando as sociedades patriarcais. Um mito clássico por este significado seria o que recolheu Gusinde, entre os selknam da ilha Grande de Terra do Fogo e ilhas do arquipélago ao sul dessa.

Esses grupos têm mitos iguais (hain e kina, respectivamente) que falam de um passado mítico em que mandavam as mulheres, que enganavam arteramente os homens fazendo-os crer que certos seres sobrenaturais escandinávia aquele ordem social. É muito considerável diferençar a matriarca do matrilinaje, que é uma dúvida diferente.

  1. Cinco Curiosidades biológicas
  2. 16:40. É a vez dos Comuns, sobe ao palco Xavier Domènech
  3. O estudo de projetos como um modo
  4. 2000 Borja, família e mito de Joan Francesc Olha
  5. três Sistema individual

Em várias sociedades, o prestígio social e a sujeição de bens e posses que se recebe por avenida materna, mais do que por rua paterna. Isso em geral significa que em novas sociedades são as mulheres que herdam as terras familiares e não os homens.

Embora em diversas sociedades matrilineales as mulheres têm um poder de decisão sobre isto dúvidas de família razoavelmente interessantes. A localização social vem da mãe que do pai e as famílias extensas e alianças tribais se estabeleçam a respeito linhas de sangue do sexo feminino.

Mesmo assim sendo, em alguns poucos casos, os homens têm mais autoridade formal do que as mulheres, sendo que a ostenta o irmão da chefe de família mais do que o marido é a cabeça da família. Realmente, muitas poucas sociedades matrilineales são avunculocales, o que significa que os filhos da cabeça de família estão submetidos à autoridade do tio materno, mais do que do pai.

Assim, a matriarca é uma combinação desses fatores: matrilinealidad e matrilocalidad. Mas o mais relevante é o evento de que a mulher está a cargo da distribuição de bens pro clã e, essencialmente, as fontes de nutrição, campo e comida.

Esta característica faz com que todos os membros do clã dependem mais da matrilinealidad e matrilocalidad, e isso concede à mulher uma localização robusto nas sociedades que hoje são consideradas matriarcais. Devido à inexistência de registros é árduo reiterar ou refutar a vivência e extensão de sociedades com organização matrilinear no decorrer da pré-história.

Categorias: Finança