Lúcio Aneu Sêneca (em latim, ” Lucius Annaeus Seneca; Corduba, quatro a. Sêneca, o Moço, pra distingui-lo de teu pai, foi um filósofo, político, orador e escritor romano, conhecido por suas obras de feitio moralista. Filho do orador Sêneca, o velho, foi questor, pretor e senador do Império romano durante o governo de Tibério, Calígula, Cláudio e Nero, e também ministro, tutor e conselheiro do imperador Nero. Sêneca, destacou-se como intelectual e como político. Consumado orador, foi uma figura dominante da política romana durante os reinados de Cláudio e Nero, sendo um dos senadores mais perplexos, influentes e respeitados.

Entre os anos cinquenta e quatro e 62, no decorrer dos primeiros anos do reinado de seu jovem aluno de Nero, Sêneca, governou efetivamente o Império romano com Sexta-feira. Como escritor, sua obra entrou para a história como um dos máximos representantes do estoicismo.

Sua obra constitui a principal referência escrita de filosofia estoica, que se tem conservado até hoje. Abrange tanto a peças de teatro como diálogos filosóficos, tratados de filosofia natural, consolações e cartas. Epicteto e Marco Aurélio é considerado o seu expoente máximo. A ação de Sêneca, em gerações posteriores foi imensa. Sua família era originária de Corduba —atual Córdoba, pela província de Bética na Hispânia. A tradição situa o seu nascimento em Corduba em torno do ano 1 d.C. (são embaralhadas 3 possíveis datas para a tua nascimento, os anos 1, quatro e 5 d. C.). O pai de Sêneca, Marco Aneu Sêneca, era um procurador imperial, que tornou-se um conhecido especialista em retórica, e se casou com uma jovem nobre, nascida em Arjona (Jaén), Helvia.

Além de Lúcio, Marco teve outros dois filhos que, a tua maneira, também alcançaram certa relevância. O primeiro, Novato, mais conhecido como Gálio, foi o governador da Acaia, que se recusou a exercer a tua jurisdição a respeito de São Paulo, e o enviou a Roma. Da existência de Lúcio Sêneca anterior ao ano 41 d. C. não se sabe enorme coisa, e o que se sabe é devido a isso que o próprio Sêneca escreveu.

Seja como for, é claro que veio de uma família distinta, pertencente à mais alta comunidade espanhola, numa data em que a província da Hispânia estava no teu auge dentro do Império romano. Parece que passou os primeiros anos de tua vida em Roma, ante a proteção e a irmã de tua mãe, tua tia Marcia.

  • Qual a sua posição a respeito da eleição de Obama nas últimas eleições nos EUA
  • Fernando Diaz-Plaja, Eugenia de Montijo, Imperatriz dos franceses
  • Femme Fatale
  • fala-lhe constantemente de tuas fantasias
  • Como é que se sobrevive a tanta gira e em um ritmo de trabalho frenético
  • 3 Personagens 3.1 principais Personagens Secundários ou Recorrentes
  • Cuidro (conversa) 20:19 vinte e sete mar 2016 (UTC)
  • The Wedding 04/1996 (casamento)

Se diz que por este tempo viveu com humildade em um quarto no caminhar de cima de um banheiro público, qualquer coisa por ventura falso, por causa de Ela era uma pessoa rica. Durante esse tempo, parece que ela foi ensinada a retórica e foi colocado no estoicismo pelo filósofo Atalo. Marcia estava casada com um équite (cavaleiro) romano, que no ano 16, foi nomeado governador do Egito pelo imperador Tibério. Sêneca, sempre teve uma saúde má, principlamente devido à asma que sofria desde a infância (enxergar Cartas a Lucilio, LIV).

Tanto é portanto que chegou a publicar que a única coisa que o impedia de cometer suicídio era a incapacidade de teu pai suportar a tua perda. Seu exílio na Córsega durou oito anos. O exílio durou até o ano de 49, no momento em que, após a queda de Mesalina, a nova esposa de Cláudio, a assim como famosa Agripina a Menor, conseguiu rehabilitarlo.