A companhia ferroviária tem deste jeito quase segurado fechar o ano de 2017 como o primeiro exercício de tua história, sem ‘vermelho’. Quanto aos resultados no fim de setembro, vêm impulsionado pelo avanço do negócio de Alta Velocidade, que segue o encadeamento recordes de passageiros. Então, a Renfe conseguiu superar a cota de 1.000 milhões de euros de receitas com os serviços de AVE e de Longa Distância. Em concreto, estes negócios facturaron 1.066 milhões, 4,7% a mais, depois que elevaran 3,9% o número de passageiros transportados, ao somar 24,oitenta e quatro milhões.

O PÁSSARO contabilizou 15,84 milhões de passageiros nos primeiros nove meses, 4,1% a mais, o que significa que este serviço obteve em torno de 628.000 novos usuários. A Longa Distância registrou nove milhões de passageiros, 3,5% a mais. As receitas totais da companhia ferroviária cresceram 8,4% entre janeiro e setembro, e somaram 2.596 milhões de euros, compensando, sendo assim, o acrescento de 7,1% experimentado por todas as despesas (2.220 milhões).

o renascimento cedo, os artistas ainda eram vistos como artesãos com insuficiente prestígio ou reconhecimento. No começo do século XVI, os principais artistas ganharam grande interferência e podiam receber uma extenso fortuna. Construiu-Se um florescente comércio artístico. Durante o tempo que no renascimento cedo, a maioria dos principais artistas eram de categoria média ou baixa, cada vez com mais periodicidade devinieron em aristocratas. Como movimento cultural, o renascimento italiano afetou só a uma pequena parcela da população.

O norte da Itália foi a região mais urbanizada da Europa, contudo três quartos dos habitantes eram camponeses. Para este setor da população a vida se manteve sem alterações em relação à Idade Média. O feudalismo clássico nunca tinha sido considerável lá, com os camponeses, principalmente, a trabalhar em fazendas privadas ou como minifundistas. Alguns estudiosos vêem uma tendência pra refeudalización no renascimento tardio, no momento em que as elites urbanas tornam-se aristocratas da terra. Nas cidades a situação era bastante desigual. Estavam dominadas por uma elite comercial, que era tão excludente como a aristocracia de cada reino medieval.Foi esse grupo que liderou a atenção pela cultura renascentista.

  1. 3 Origem e motivo do termo “urbanismo”
  2. Seja o mais recomendado
  3. Não é necessária a vida de uma conexão anterior ou posterior entre mutuante e mutuário
  4. 5 A Secretaria-Geral
  5. quatro Roscas no torno 8.4.1 Enfiada em redor paralelo
  6. Colégio Nossa Senhora do Rosário
  7. 1 Ferramentas e instrumentos
  8. dezenove Estados unidos

Sob deles havia uma extenso classe de artesãos e participantes de guildas que viviam vidas confortáveis e tinham um poder significativo nos governos republicanos. Isto estava em nítido contraste com o resto da Europa, onde os artesãos não excediam as classes mais baixas. Educados e cultos, os artesãos italianos participaram da cultura renascentista.

A maior parcela da população urbana eram os pobres, constituídos maioritariamente por trabalhadores medianamente qualificados e desempregados. Como ocorre com os camponeses, o renascimento teve neles pouco efeito. Os historiadores debatem o quão facilmente poderiam escalar socialmente os pobres ao longo do renascimento italiano.

Conseguem ser exemplos de pessoas que vieram de origens humildes, contudo Burke faz notar que os 2 principais estudos nesta área demonstraram que o renascimento não contribuiu pra mobilidade social. A maioria dos investigadores pensam que as primeiras fases do renascimento da mobilidade foi bastante alta, todavia se foi perdendo ao longo do século XV. A diferença social era significativa.

Uma pessoa de classe alta tinha renda centenas de vezes maiores do que os de um servo ou um trabalhador. Bem como se considera que -em alguns aspectos – esta desigualdade favoreceu o desenvolvimento próprio do renascimento, em consequência a que a vasto fortuna de alguns permitiu o desenvolvimento do mecenato.

O renascimento, no final, não foi um período de grandes transformações sociais ou económicos, porém de desenvolvimento cultural e ideológico. O término do renascimento é tão vago como sua página inicial. Pra vários, a chegada ao poder em Florença do austero monge Girolamo Savonarola em 1497, que marca o final do florescimento da cidade. Pra outros, o regresso triunfante dos Médici representa o início da fase artística tardia denominada maneirismo. Savonarola alcança o poder durante um recuo generalizado contra o secularismo e a indulgência do renascimento – seu curto tempo de governo, promoveu muitas obras de arte foram destruídas na “Fogueira das vaidades” no centro de Florença.

Com os Medicis de novo no poder, sem demora como grandes duques da Toscana, a contra-reforma nas igrejas continuou. Em 1542, fundou a Inquisição e poucos anos depois foi montado o Index Librorum Prohibitorum, excluindo um vasto conjunto de obras literárias renascentistas. Bem como foi respeitável o término da constância, por meio de uma série de invasões estrangeiras, conhecidas como as Batalhas italianas, que seguiram por numerosas décadas. Começaram em 1494, com a invasão francesa, que devastou o norte de Itália e pôs encerramento à guerra da autonomia de várias cidades-estado. Mais perigoso foi o saque de Roma, em seis de maio de 1527, a cargo de tropas alemãs e espanholas, que interrompeu por duas décadas o papel do papado como o principal mecenas de arte e arquitectura do renascimento.

Categorias: Negócios